O mês de junho é marcado por uma importante campanha de conscientização: o Junho Vermelho. Esta ação tem como principal objetivo reforçar a importância da doação de sangue, um gesto simples que pode fazer uma grande diferença na vida de muitas pessoas. Saber o seu tipo sanguíneo é o primeiro passo. A seguir, vamos explicar a importância de cada tipo de sangue e como cada um pode ajudar o estoque do hemocentro da nossa região.
Tipo O+
É um dos mais importantes para os bancos de sangue, por ser o mais comum no Brasil. Ou seja, ele também é o mais requisitado nos hemocentros. Pessoas com O+ podem doar para outras que sejam A+, B+, AB+ ou O+, além de receber de doadores O+ e O-. Sua doação é essencial para manter os estoques equilibrados.
Tipo A+
Aproximadamente 30% da população brasileira tem o tipo A+ que pode ser doado para pessoas dos tipos A+ e AB+, e pode receber de A+, A-, O+ e O-. Ter um número significativo de doadores com este perfil é fundamental para atender à grande quantidade de pacientes que precisam de transfusões diariamente.
Tipo A-
Com cerca de 6% da população brasileira, o tipo A- é considerado raro, mas muito importante para os estoques dos hemocentros. Pessoas com A- podem doar para quem tem os tipos A+ e A-, além de AB+ e AB-. Já para receber, só podem contar com doadores A- e O-.
Tipo B+
Com presença em apenas cerca de 10% da população, o tipo B+ é considerado mais raro. Pessoas com B+ podem doar para B+ e AB+, além de receber de B+, B-, O+ e O-. Justamente por ser menos comum, manter os estoques deste tipo é sempre um desafio para os hemocentros.
Tipo B-
Ainda mais raro, o tipo B- está presente em apenas cerca de 1,5% da população brasileira. Quem tem sangue B- pode doar para pessoas com B+ e B-, além de AB+ e AB-. Já para receber, só pode contar com doações de B- e O-.
Tipo O-
É chamado de sangue universal por ser compatível com todos os outros tipos sanguíneos em situações de emergência. Ele pode ser doado para pessoas de qualquer grupo sanguíneo, mas quem tem O- só pode receber sangue de outros doadores O-.
Tipo AB+
Pessoas com tipo AB+ têm a vantagem de poder receber sangue de qualquer outro tipo. No entanto, só podem doar para pessoas que também sejam AB+. Por isso, apesar de ter mais opções de recebimento, os pacientes com AB+ dependem de doadores com o mesmo perfil.
Tipo AB-
Com o menor percentual entre todos os tipos sanguíneos, o AB- representa menos de 1% da população. Pessoas com esse tipo só podem doar para quem também tem AB+ ou AB-, mas podem receber de todos os tipos negativos: O-, A-, B- e AB-. Por ser extremamente raro, cada doação de AB- é valiosa e faz uma enorme diferença nos casos mais delicados.
Onde doar sangue?
Se você mora na região de Joaçaba ou nas cidades vizinhas, pode doar sangue no Hemocentro Regional, localizado na Avenida XV de Novembro, 23 – no centro de Joaçaba.
A Unimed Meio Oeste Catarinense reforça o seu compromisso com a promoção da saúde e a qualidade de vida. Doar sangue é uma forma direta e simples de transformar a realidade de quem está enfrentando um momento delicado de saúde. Cuidar de você, da sua família e da nossa comunidade também passa por ações como essa.
Unimed Meio Oeste – SC, presença que transforma.
Unimed Meio Oeste SC
Av. XV de Novembro, 125 – Centro, Joaçaba – SC, 89600-000
Telefone: (49) 3551-9100
Hospital Unimed Meio Oeste SC
R. José Firmo Bernardi, n° 868
Flor da Serra, Joaçaba – SC,
89600-000
Telefone: (49) 3540-0750