Maternidade

A chegada de um filho é sempre um momento de muita alegria e expectativas. São muitos os preparativos e cuidados que se deve ter ao receber esta nova vida. Por esse motivo a escolha da maternidade onde seu filho vai nascer é fundamental. No Hospital Unimed Criciúma, você recebe atenção e carinho em um ambiente aconchegante, cercado pelos melhores profissionais. Tudo para receber a pessoa mais importante da sua vida: o seu bebê.





A sala de parto é equipada com a cama PPP (pré parto, parto e puerpério) onde estimula e auxilia no nascimento. A equipe orienta e auxilia a mãe durante todo o trabalho de parto, respeitando as suas crenças e valores éticos.
A humanização da assistência ao parto, busca resgatar o caráter natural e fisiológico do nascimento de uma forma prazerosa, segura e saudável. Assim proporciona à gestante uma vivência positiva e sem traumas num dos momentos mais importantes de sua vida e de seu filho.
Durante o trabalho de parto você pode contar com as seguintes ações:
A cesariana é um parto cirúrgico que consiste num procedimento médico que tem em vista retirar o bebê do útero. Como se trata de uma cirurgia é praticada no Centro Cirúrgico da Mulher. A duração média de uma cesariana é de 60 minutos.
A cesariana poderá ser indicada pelo médico com participação da gestante devido a alguma alteração na gestação ou poderá ser programada pelos pais e pelo Obstetra (procedimento eletivo previamente marcado pelo médico no Hospital Unimed).
A mãe tem pleno direito de escolher a via de parto, mas cabe ao obstetra esclarecer todos as vantagens do parto normal antes de aceitar a realização de um parto Cesário sem plena indicação médica. Em geral, as mães que optam pela cesárea o fazem por medo das dores do parto, por traumas psicológicos devido a problemas no parto vaginal em familiares ou amigos, ou por pressões familiares/profissionais para que a gravidez tenha uma data de término previamente estipulada.
O seio materno exclusivo deve ser oferecido no mínimo por um período de 6 meses e sua duração máxima vai depender da disponibilidade materna e interesse do bebê. O ministério da saúde orienta que o aleitamento materno continue pelo menos até os 2 anos.
Na primeira consulta com o pediatra que ocorre em torno de 7 a 15 dias de pós-parto, o bebê será pesado e este médico avaliará se o leite materno está sendo suficiente.